Tuesday, June 13, 2006

Llegarás Lejos


LLegarás lejos. Esta é o nome da campanha que a Comunidad de Madrid promove para facilitar apoios aos jovens empresários. Nas palavras da página juvenil da Comunidad Madrid,
" Un total de 203 jóvenes empresarios recibieron una de las ayudas a proyectos juveniles generadores de empleo estable cofinanciadas por el Fondo Social Europeo de la Consejería de Educación, en el año 2005. El importe total de dichas ayudas fue de 1.081.822 euros."
E não se ficam por aqui...na página acima mencionada há uma panóplia de opções que fariam as delícias de certos jovens empresários em Portugal...Escola Jovem de Iniciativas Empresariais, Assessoria para a Criação de Empresas, Assessoria Jurídica, the works.
A existência de estos apoios e facilidades são, no mínimo, de aplaudir de pé. Mas não nos enganemos. Infraestruturas como estas não saem baratas ao estado (apesar do meu coração bater mais forte no ventrículo e aurículo esquerdos, há despesas que não são puramente sociais e devem de ser submetidas à rígida lei da eficiência) e faz falta uma relação biunívoca entre agência estatal e beneficiários...É um investimento de longo prazo que aposta no capital humano e nas suas motivações, que faz de "venture capitalist" a jovens que querem seguir o seu próprio sonho capitalista, mas isso implica que eles (os jovens idealistas e empreendedores) existam e tirem proveito do que foi criado.
Vem-me à memória uma certa aula de estratégia numa prestigiosa faculdade de economia de Lisboa onde o Sr Prof perguntou com curiosidade quantos de entre nós queriam montar a sua própria empresa...num anfiteatro cheio, os ditos voluntários contavam-se pelos dedos das mãos...
De resto, suponho que isto é a concretização definitiva de um modelo de governação híbrida - um governo socialista que opera num ambiente capitalista - e adapta-se para cumprir com os objectivos de desenvolvimento sustentado e autosuficiente. And it sounds about right.
P.s. Amigo empresário NS, www.madrid.org/inforjoven (procura na parte de emprego). :-)
P.s.2 Back writing again :-)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home